A Black Friday é extremamente vantajosa tanto para empresas quanto para consumidores. Todos nós temos grandes expectativas em relação a ela, né?
O que é a Black Friday, afinal?
Esta data foi criada nos Estados Unidos e, no país, é sempre no dia seguinte do Dia de Ação de Graças (última sexta-feira do mês). Este ano, ocorrerá dia 23 de novembro. Tudo começou quando os varejistas tiveram uma ideia: “vamos aproveitar que todo mundo estará em casa nessa emenda de feriado e fazer uma super promoção para vender todo o nosso estoque?”
O resultado disso foi uma queima de estoque gigantesca e promoções muito agressivas! Antes, o foco era em lojas físicas. Hoje, as ações se estendem para lojas virtuais também – que segundo a ABComm, em 2017, movimentaram R$ 2,48 bilhões no Brasil. Além disso, os e-commerces venderam, em média 21% a mais do que a Black Friday de 2016, e 7.9 vezes a mais do que um dia normal.
Por isso, ela é tradicionalmente conhecida como o dia em que há uma ação coletiva de descontos expressivos em produtos e serviços nos e-commerces e varejos. Assim, as empresas podem gerar aumento das vendas e renovar o estoque, enquanto o consumidor pode buscar a melhor promoção para adquirir o produto de seu desejo.
E não pára por aí: muitas marcas também aproveitam para fazer a “Black Week”, “Pós-Black Friday”, ou até aproveitar o mês todo de novembro para realizar promoções agressivas.
Como vender mais na Black Friday?
A Black Friday é uma oportunidade gigantesca para o comércio, e é importante que as marcas saibam aproveitá-la!
Para fazer esse aproveitamento, é preciso se planejar e adotar algumas estratégias de marketing – principalmente, de marketing digital, uma vez que a presença online potencializa o alcance dos consumidores, além de impactar mais assertivamente o público desejado.
Pensando nisso, separamos algumas dicas para você aproveitar a data para vender mais e alcançar melhores resultados.
1. Realize um planejamento estratégico e operacional;
A falta de planejamento dificulta o alcance dos resultados esperados e a estruturação da logística necessária para colocar a campanha em prática.
É fundamental pontuar todos os aspectos que precisam estar estruturados até a data estipulada, como promoções e descontos que serão oferecidos, divulgação, produtos/serviços, estoque (se tiver), e demais fatores que você considerar importante para o negócio.
Pode ser que a divulgação inclua peças, Landing Pages e conteúdo, por exemplo. Como isso será feito? Existe um calendário de produção? Todas as páginas estão responsivas para dispositivos móveis? Além disso, pode ser que você tenha que preparar um estoque para não correr o risco de impossibilitar determinada venda.
Já em relação às promoções e aos descontos, é necessário conhecer seu público para desenvolver ofertas atrativas e assertivas. Há infinitas possibilidades e você pode incluir até vantagens no frete.
Caso você já tenha participado de outras edições, pode ser que você tenha dados interessantes sobre o período. Utilize-os para otimizar os resultados atuais, para traçar metas realistas e para obter insights importantes. Pode ser que eles te ajudem a conhecer melhor o seu público também!
2. Cuidado com os servidores e segurança da loja virtual;
Já imaginou quantas vendas você pode perder se o seu site cair devido a muitos acessos? Os servidores que hospedam seu site devem estar preparados para suportar uma quantidade maior de acessos e pedidos. Realize testes para verificar se há uma estrutura sólida!
Bom… e já imaginou o prejuízo que a loja virtual pode ter caso haja alguma fraude nas compras? É importante que os e-commerces lembrem de reforçar a sua segurança e suas políticas, atualizar o certificados digitais SSL, realizar análises de riscos e buscar as soluções necessárias para a ocasião.
3. Faça campanhas online: utilize as redes sociais e links patrocinados;
Para garantir maior alcance de pessoas, a presença online é imprescindível. Dentro deste universo, é extremamente interessante investir em mídia paga!
Os anúncios online permitem que a marca faça uma segmentação da campanha para audiências bem específicas, o que aumenta a probabilidade de conversão. Você pode usar ferramentas como Facebook, Linkedin, Twitter, Instagram e Google – com links patrocinados e Remarketing – para anunciar, por exemplo. As campanhas de Remarketing são uma ótima ideia para impactar quem visitou e não converteu!
É importante também direcioná-los tanto para Desktop quanto para Mobile, e dividir o investimento para realizar testes nos canais e ver qual performa melhor. Outra dica é antecipar os anúncios para ter menos concorrência durante o período,
Fora a mídia paga, você também pode alimentar suas redes com conteúdos relevantes para o período, utilizando as keywords mais buscadas, por exemplo, e movimentá-las de maneira orgânica.
4. Realize disparos de E-mail Marketing;
O Mailing deve fazer parte da sua estratégia para aumentar as suas vendas na Black Friday! Crie campanhas automatizadas com prévias de preços nos dias que antecedem o evento e segmente bem as ofertas de produtos para as suas bases, considerando o interesse delas.
Você pode aproveitar para divulgar cupons, códigos promocionais, brindes e outros benefícios para os consumidores. Além disso, é interessante utilizar contagens regressivas para criar senso de urgência.
Uma dica importante é: antes de enviá-los, realize testes de verificação de spam para evitar a rejeição dos e-mails!
5. Aposte em Pré-Black Friday e Pós-Black Friday!
Por que não aproveitar todo o potencial desta data e criar expectativa na sua audiência? Você pode aproveitar o mês de novembro inteiro ou a semana toda da Black Friday para ofertar seus produtos/serviços e maximizar suas vendas!
Fora tudo isso, você também pode buscar novas soluções para seus negócios que impulsionem suas vendas neste período também. Já ouviu falar na nossa Plataforma de Desconto Garantido?
Ela permite que as empresas ofereçam produtos, com variação de desconto, para quem elas quiserem. O diferencial é que não é necessário trabalhar com pontos: a compra pelo participante pode ser feita com cartão de crédito! É uma solução prática e descomplicada, e o intuito é realizar um estímulo extra para o alcance de metas do final de ano.
Quer saber mais? Fale com a LTM: www.grupoltm.com.br
Últimas do blog